Total Pageviews

Saturday, July 28, 2007

Jesus and Mary Chain: Ame-o ou deixe-o!

De certa forma, nada de inteiramente novo, conceitualmente falando, é claro. Melodias sixties, na melhor tradição Beach Boys ( primeira fase: Pré-Pet Sounds ), produção estilo Phil "Wall of sound" Spector, letras sobre sexo, drogas, depressão, coisas nossas de cada dia. A bateria toscamente minimal de Bobby Gillespie ( que só tocou este disco ), e o baixo qualquer nota de Douglas Hart, seguram o diferencial: Um tornado sônico furioso ( e às vezes doce - psico-doce, é claro ) de guitarras à beira do insurpotável, estorando os VU´s pro inferno, na cola da outra banda pilar do JAMC, o Velvet Underground. Jim e William Reid, dois bebuns escoceses não perdoavam suas canções. E se auto-definiam melhor do que qualquer um: Psychocandy ou Barbed Wire Kisses ( título de coletânea lançada anos depois ), não são grandes definições em si mesmas? Por aí. São dois lados de uma personalidade "esquizofrênica" fundindo-se e criando uma terceira, agoniada, chapada, doce ( lá vamos nós de novo ) e poderosa. Esse disco é tipo ame-o ou esqueça-o, não rola meio termo nem a pau. E se está aqui no meu blog, você já sabe de que lado eu estou.

























Sergio Cebola Martinez

7 comments:

mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

faltou texto...

disseca melhor esse discaço ai, cara. faz tipo um faixa-a-faixa.

boa escolha dos anos 80.

miguel cordeiro said...

grande banda, grande disco. e vc tem um bom poder de síntese, sir cebola.

Franchico said...

Ainda sou mais o Darklands, para mim, o disco definitivo da banda. Mas com certeza, o Psychocandy foi o disco que melhor sintetizou sua proposta original.

Nei Bahia said...

...deixe-o!!!

mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

gentes,

lá no bbb uma nota sobre o encontro da educadora com a produção musical baiana de ontem e segue uma agendaça. fim de semana quente!

http://burnbahiaburn.blogspot.com

Yara Vasku said...

Um dos meus favoritos. Hoje e quando o conheci (nos 80´s).

Anonymous said...

Yarilda, em relação aos '80s, concordo contigo... Tenho-o e Amo-o!
Márciorocks.