Total Pageviews

Thursday, March 06, 2008

Fatalidade Embriagada e Mágica


O primeiro acorde da primeira canção deste cd da Theatro de Séraphin ( a primeira gravação sem a guitarra do atual Cascadura, Candido Sotto na formação ) soa, e ali aparece condensado em segundos todo o universo árido, sombrio e pessoal da pós-psicodelia-punk ( é possível isso aí? ) banda de senhores Artur ( voz e guitarra ), Marcos ( baixo e Voz ), Dantas ( Bateria ) e César Vieira ( guitarras ).

Camadas e mais camadas de guitarras climáticas, naquela linha Will Seargent/John Squire/Johnny Marr do indie/guitarhero soteropolitano ( PORRA! ) Cesar, resgatado do limbo para substituir aquele que alguns achavam insubstituível. A personalidade de Vieira está ali, em cada bit da gravação, resgatando aquela sonoridade oitentista inerente à banda e arrastando-a um pouco ( mas só um pouco ) para as proximidades do guitar/indie/pop dos 90. As guitarras negociam e/ou pontuam espaços com as letras “navalha afiada” de Artur Ribeiro e Marcos Rodrigues, o Yin e o Yang, claro/escuro do teatro de sombras seraphínico.

Não é um disco “fácil”. Seu clima meio desértico, lento, sufocante, pode a princípio até assustar almas desavisadas. Mas sua beleza reside exatamente no desafio da aposta cega. Não há concessão, não há dúvida. “Tristeza” é exatamente o que ameaça ser. Angústia e esperança, dor e busca. “Doralice” não é colorida com compreensão ( Escute: Quando Artur canta “Ela abre a janela/Mas Doralice não sabe voar”, eu não percebo nem uma gota de compaixão pelo seu destino. Antes sarcasmo, ironia e até um uma certo humor negro, mas nunca um lamento, não seria isso, garotos? É minha opinião, de qualquer maneira). E assim por diante.

Uma grande estréia, em um Ep com seis grandes drops de agonia sônica. Parabéns, caras!


Sérgio Martinez




7 comments:

Anonymous said...

See Here or Here

dantasjw said...

ninguém teria tanta propriedade pra escrever assim.. maravilhoso man, revelador, do jeito q faz a gente fazer um mapa mental do disco sem se quer ter ouvido..
valeu mesmo
dantas

Marcos Rodrigues said...

thanx!

Anonymous said...

fartos aplausos, de pé, com direito a assovios.

Yara Vasku said...

esse disco só tem um defeito: não vem com o cortador de unha junto... bricadeirinha... texto lindo para um grande (e lindo) disco.

PyCodelic said...

"quando as sarjetas se encherem de sangue todos os vermes morrerão afogados....."

jorginho da hora said...

À vezes temos que ousar. Vou dar uma escutada e ver como é que ficou.