Total Pageviews

Sunday, July 26, 2009

A Síndrome do Hype (ou, Como eu descobri Jesus e aprendi a amá-lo)


Baixei dia desses uma caixa sobre o poder do pensamento negativo. ( The Power of Negative Thinking, Jesus And Mary Chain, Rhyno, 2008 ), e comecei a pensar besteira. Lembrei de quando, lá nos anos 80, buscava qualquer coisa escrita sobre rock que pudesse me cair nas mãos. Havia algumas publicações periódicas, como a Roll, a Som Três, outras nem tanto, como a Rock Show, Rock Stars, etc. que me aliviavam a fome de informações, na época tão escassas. Em 85 surge a revista Bizz. Segundo o site da Editora Abril: “Seu projeto editorial inicial foi baseado em pesquisas levantadas junto ao público presente no primeiro Rock in Rio, ocorrido em janeiro daquele ano”. Aí melhorou. Era uma fonte a mais, com uma periodicidade confiável, e que, copiando ou não revistas gringas, traziam uma gama maior de informações, incluindo aí as novíssimas novidades novas do império e da ilha, principalmente. Curioso, sempre fui. A fome se juntou à vontade de comer e o fast food estava logo ali na banca da esquina. Caí matando que nem um morta-fome, baby. Mas daí, começaram alguns “problemas”.
Eu tinha 16 pra 17 anos e a Bizz, a partir do sétimo número, lembro bem, começou a se tornar a única, para mim ao menos, fonte daquelas novidades. Podia nem ser tão boa, mas ruim não era, podia nem fazer bem, mas mal não fazia, e pelo menos, saciava e atiçava minha curiosidade, ao mesmo tempo. Pois se eu lia sobre, por exemplo, REM, no complemento da refeição principal, e que era o melhor, vinham citações de fantásticas velharias, como The Byrds, Patti Smith, Folk Rock, e coisas recentes como College rádios, bandas “independentes”, “cena alternativa”, por aí... O problema era o seguinte: Existia um “conservadorismo” latente no público roqueiro de então. REM?, Smiths??, Echo and The Bunnymen???, Jesus and Mary WHO THE FUCK???? Que PORRA é essa, Cebola??!! Isso é rock gay!!!??? JURO!!! Rolava isso sim, e tenho testemunhas. Os seguidores do “manual do verdadeiro rock” consideravam essas novidades, a Bizz, a NME, os indies, os college, e tudo o mais um bando de farinhas do mesmo saco de porcarias infiéis que deveriam ser condenados à fogueira inquisitória dos guardiões da PALAVRA. O tempo, sempre ele, cuidou de transformar alguns hypes em clássicos, alguns clássicos em dinossauros, alguns dinossauros em cult, e lixo em gás metano, para reciclagem ou para cá mesmo, em containers entupidos...
Porque aqui, assim como além mar, impera o lixo. Concordo. Mas de vez em quando surge algo aproveitável. E, menos vezes, mas sempre, surge aquela banda do caralho, que vai fazer você lembrar de que ainda vale a pena deixar a antena ligada. Não deixam algumas pra tentar localizar Ets? Que venham os Ets...
O Jesus daí da foto é só pra lembrar: Caixa de b-sides e raridades é pra banda que virou “clássica”, não? Pois é. O Jesus and Mary Chain, em 86, eram hype. Vi na Bizz.

Ps. (Isso existe ainda?) – Para os deslumbrados de plantão, jornalistas ou não, que vêm brilhantismo em qualquer porcaria reciclada que empurram guela abaixo hoje em dia e que vivem de babar ovo de hypagens sem sal nem açúcar: Vocês são piores do que os “conservadores”. Esses têm o passado como referência, e ela é muito boa. Vocês não têm nada. Absolutamente, nada.

Sergio cebola Martinez

12 comments:

Anonymous said...

e Vc cebola me ensinou a gostar de David BOwie, wilco e teenage funclub
te devo isso!
Obrigado!
cláudo moreira

cebola said...

Man!!, Bowie tu ja gostava, lembra do live?? Vossa mercê me mostrou Ac/DC, motorhead, Thin LizzY, que agradeço ate a morte!!!

cebola said...

Além de trocentas outras coisas...

Anonymous said...

É MESMO DAVID JÁ GOSTAVA, MAS VC ME MOSTROU A FASE BERLINENSE DELE...O LIVE DELE DE 74 COM EARL SLICK NA GUITARRA TIVE EM VINIL E AGORA TENHO EM CD DUPLO DIGIPACK COM BONUS TRACKS E REMASTERIZADO
SENSACIONAL!!!!!!
cláudio moreira

Anonymous said...

Miguel Cordeiro

vc bem sabe q tem bem uns 5 anos q vivo a detonar o hype para ódio dos hypeiros plantonistas, não é?

mas Cebola, o lance do hype é q uma vez hypado o cara sempre vai ser hypado mesmo q faça uma porrada de merda. vide os caras do libertines.

e o Jesus & Mary Chain foi hypado ali no primeiro disco muito por conta daquela distorção absurda para a época. e o hype adora esquisitices sonoras.

mas foi a própria banda, Jesus & Mary, q desprezou o hype em torno da esquisitice deles qdo abandonaram o fuzz extremo para embarcar numa sonoridade totalmente classic rock nos discos pós Darklands. a simplicidade sonora, o rock´n´roll levadão. não é verdade???

Anonymous said...

salve cebola

jesus salva ( o mary chain) é claro.
só me faça + 1 favor:
quando chegar a cx copia ela pra mim, please.

abcs

tony lopes

cebola said...

Miguelito man! Nesse ponto aí, concordo com vc. Mas foi mais ou menos o que eu disse no ps. do post. Vc não faz parte nem, obviamente, dos raipeiros tupis, nem dos fundamentalistas, mas dos caras que sacam e sabem do que estão falando...e falam!

cebola said...

na mão, stonyman!! Já tenho baixado, de qualquer forma, se não se incomodar com mp3 (acho que se incomoda, né?) gravo numa mídia os quatro. Pode ser, ou quer esperar a caixa mesmo?

Anonymous said...

pode ser mp3 mesmo
eu, assim como o macaco, estou evoluido.
se é q isso é evolução.

quando rolar um ensaio dos koyotes ce me da, os cds.

pede alguma coisa tupi em troca, de 2 letras só se for cd.


tony lopes

Silvana Malta said...

I love you, baby.

Rounds said...

grande cebola,

eu também já me alimentei muito da bizz. ficava contando os dias pra revista chegar às bancas da minha cidade natal onde a informação chegava de jegue! - hahaha

pois é, tem hype que passa e outros acabam virando clássico. o jesus já deixou sua marca cravada no história. os fundamentais echo e rem, também.

essa coisa de chamar essas bandas de 'coisa de gay' é de gente babaca, eu nem ligo.

tá massa o post. escrevi um post sobre o box do jesus, tá nos arquivos do on the rocks.

vou me presentear em breve com este power negative thinking.

grande abraço,

buenas.

Anonymous said...

Turn! Turn! Turn!
passei a ouvir melhor com os óculos de cebola. jesus and mary chain, the zombies, the byrds...
thank you, man.