Total Pageviews

Monday, October 02, 2006

ROCK IN SAJ

Foto: Thiago Fernandes:
Dantas e Marcos rodrigues ( Theatro de Séraphin )

Correspondente especial: Silvana Malta


Por ter sido a única testemunha ocular “da galera” a marcar presença no festival Rock in SAJ – realizado no último dia 30, em Santo Antonio de Jesus, com participação da Theatro de Séraphin – recebi humildemente a incumbência deste conceituado blog de escrever algo a respeito.
O lugar onde rolaram os shows é, como bem observou Marcos Rodrigues, uma espécie de mini-Rock in Rio Café, com palco e iluminação bacanas, som de qualidade, espaço bem bolado, amplo e arejado, mezanino... Fiquei contente em saber que a cidade dispõe de casas assim, abertas ao rock´n´roll (na minha época, a coisa era bem diferente). O lugar conta ainda com um bar astral, vendendo latinha de cerveja geladíssima a R$ 2.
O público que quase lotou o espaço era predominantemente teen. Todo mundo de preto, mas não tão impregnado de piercings e tatuagens como os freqüentadores do Idearium. Só achei esquisito o fato de ninguém, absolutamente ninguém, estar fumando cigarro, o que me causou um certo constrangimento.
A primeira banda da noite me fez sentir uma coisa rara: orgulho da minha terra natal. Um carinha de 15 anos, Lucas Vale, estraçalhando a guitarra com uma criativade, segurança e pungência que me deixaram impressionada. A maior parte do repertório era de músicas instrumentais próprias, mas rolaram também versões empolgantes do Deep Purple e Iron Maiden. Nesses momentos, assumia o vocal o tecladista da banda, Kiko Matos, meu colega de colégio na adolescência e que me surpreendeu pelo vigor e emoção com que vociferou as canções.
Em seguida, rolou uma banda de emocore (PN09, se não me engano) que eu me recuso a comentar, pois, logo que o show começou, decidi acompanhar os caras da Theatro junto com uma amiga e tomar umas cervas num boteco em frente. Quando voltamos, já estava terminando o show de outra banda, a Escaravelho (de Salvador), que, por motivos óbvios, não deu pra sentir qual era a do som.
Quarta e última banda a subir ao palco, a Theatro de Séraphin tocou para um público bem mais reduzido. Já passava da meia-noite e acho que a garotada tinha horário para voltar para casa (sei como é, já vivi isso numa época que me recuso a lembrar). Mas quem ficou, ficou impressionado. No lugar de cabeças batendo a esmo, corpos paralisados e olhos fixos no palco. Comentários ao meu redor faziam coro “que banda da porra!”.
Com a saída “inesperada” de Cândido, a Theatro teve menos de uma semana para ensaiar com o novo guitarrista, César Vieira (ex-Brincando de Deus), e encarar uma apresentação ao vivo. A solução mais fácil seria cancelar o show, mas eles preferiram aceitar o desafio. Se eu já era fã da banda, agora então... No palco, quatro caras vitoriosos, com gana, acreditando nos seus sonhos. Repertório de nove canções bem executadas, incluindo 12 x 8, Cólera, Sombras Chinesas, Doralice e uma música nova que não me recordo o nome agora. Dado os devidos descontos, a apresentação foi sensacional, com mais clima do que nunca. Preparem-se para conhecer a nova Theatro de Séraphin.


Valeu, Silvana, pelo excelente trabalho. Te devo umas cervas.
Sergio Cebola Martinez

41 comments:

cebola said...

E, em breve, entrevista exclusiva com a "nova" Theatro de Séraphin, aqui neste seu blog. A saída de Cândido, a entrada de César Vieira, os novos rumos, próximos shows, o lançamento do disco, e o que ocorrer na hora.

Anonymous said...

ah não. esses caras de novo não. chega já deu.

cebola said...

ah sim, vai ter sim, inclusive, conforme disse acima, com entrevista e tudo, hehehe.

cebola said...

Dois motivos, caro investigador sem muitos assuntos: 1- Achei a razão suficiente - primeiro show com césar vieira. 2 - Eu quis.
Satisfeito? Não? Azar.

Anonymous said...

messias esta de luto

cebola said...

E não tem nada a ver com o saco de dinheiro deixado à minha porta, estilo PT saudações.

Anonymous said...

pô miwky cortou o barato dos anonimos. a saida vai ser aqui mermo hehehehe.

cebola said...

acione tua espada que eu convoco meus cruzados, ab guerra santa vai começaaaaaaaaaaaaaar!!

cebola said...

Agora, sério, só estou na espera, Cláudio, manda q publico.

mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

bom, está ficando igual a chover no molhado: Theatro de Séraphin rules!

massa ter bandas de rock pelo interior do EStado, melhor ter festivais... encho meus olhinhos japa de lágrimas...

sim, cortei o barato do anonimato lá que não sou babá de seu ninguém.

e estou ansiosa poelo disco e entrevista aqui da theatro, seu cebola!

Anonymous said...

Enterro da brincando de deus:
Campo Santo, Domingo 7:00 no jazigo das bandas de rock baianas, ao lado da Dois Sapos e Meio.A viuva Messias recebera as condolencias no local.

Anonymous said...

Eu hein...

cebola said...

Impossível, cláudio, Angus ainda está vivo, não notastes?

Anonymous said...

"favorecimento midiático de pauta na imprensa blogada de soterópolis"... foi a piada do dia

cebola said...

Tu não viu nada, Eduardo, ESSE é o Cláudio esc que eu conheço!

Anonymous said...

mais q tem favorecimento tem mesmo. vai virar blog da teatro

cebola said...

caro doce anonimo, tudo bem? meu (minha) lindo (A), este é o primeiro post com a Theatro no meu blog. O que já rolou muito, foi coments, de adoráveis criaturas como vossa pessoa, volte sempre e seja bem vindo.

cebola said...

Ah. E eu favoreço quem eu quiser por que:
1 - Não sou jornalista
2 - Não ganho nada com isso
3 - Não sou "pautado"
4 - Só falo de banda que gosto
5 - Ainda respondo anônimos
6 - Estou com fome
7 - Alguém já ouviu o novo do Plebe Rude?
8 - Gostei não

cebola said...

vou logo avisando que as vezes soa meio...emo.

Anonymous said...

E qual o problema de Cebola escrever sobre a Theatro? Cada uma, daqui a pouco ele vai ter que pedir permissão a anônimo pra escrever oque ele quiser no blog dele...

cebola said...

Inaugurei lá no fotolog de minha banda (posso, anônimos?), www.fotolog.com/bandaberlinda, uma seção chamada "Foto de Canção", onde tentarei, através de uma imagem, "ilustrar" uma canção nossa. Algo como um pré-pré-clipe, ou falta de dinheiro mesmo, visitem e me digam o que acharam da idéia e da execução dela.

cebola said...

É verdade, alguns momentos lembrava, de raspão, o husker du, mas, sem aquela saturação nas guitarras, sem aquela agressividade, sem aquelas melodias "byrdianas", sem aquele lirismo amargo, em suma, sem tudo que mais importava na banda. Mas prometo reouvir uma terceira vez, que na segunda até que gostei mais um pouco (4 canções).

Anonymous said...

claudio, acho q vc me entendeu mal. eu quis dizer que esse blog é do cebola, e aqui ele nao precisa ficar pedindo opinião a anônimo sobre oq escrever. aliás, eu gosto bastante da Theatro, ja vi uns 10 shows e acho muito bom. dia 28/10 estaremos juntos, pessoas invisíveis, theatro de seraphin, + sine qua non no irish pub do centro. espero sua presença!

Anonymous said...

ah, gostei do power pop, ninguem tinha se referido a banda assim...

cebola said...

Esc, Casca hj???

Franchico said...

Anônimo tem mais é que se fuder.

Anonymous said...

conheço cheap tricks e big star, mas minha banda favorita é o teenage fanclub!:D

cebola said...

Breve, neste canal, entrevista com o grande vencedor do vmb, Sr. Ricardo Spencer! Entre outros assuntos, o vídeo novo do Cascadura já em fase de finalização, planos, sonhos, projetos e oscambau!

Anonymous said...

Vocês só ouvem merda! Cauby Peixoto é melhor que essas bandas todas que vocês citam (sim, eu realmente gosto de Cauby)...

Franchico said...

É, isso mesmo! Orlando Silva (O Rei da Voz), Nélson Gonçalves, Francisco Alves, Elizeth cardoso (a Divina), Emilinha Borba (A Favorita da Marinha), Ângela Maria (a eterna Sapoti)... aaaah, isso sim, é som. Vcs jovens não entendem naaaada de música!

Enfermeiro, traz outro fraldão que eu me borrei todo de novo!

Anonymous said...

Minha mãe tem um coleção de vinis do cauby, elizeth cardoso, ataulfo bezerra, orlando silva. salvo exceções, posso dizer q não gosto, mas nem por isso saio por dizendo que quem gosta só ouve merda. questão de respeito, coisa que sempre exigi, tb por saber respeitar o proximo. oq é uma merda pra vc é lindo pra mim.
mas cada cabeça é um mundo. viva o gosto musical de merda.

Franchico said...

A propósito, meus jovens, vcs estarão nos Casca e Retros de hj na Zauber?

cebola said...

eu sim

cebola said...

claudio tb

Anonymous said...

hehe... não era pra ofender bruno... to brincando

Anonymous said...

ops, fiu eu
Eduardo

Anonymous said...

há bruno... você já falou mal de muita banda para mim, inclusive bandas que cita como referência, daqui e de fora, não diga que sempre exigiu isso, lembro como se fosse hoje de sua acidez na língua. Assuma sua ruindade, Regozija-se em tua própria merda! meu comentário foi, digamos assim, uma traquinágem... esperava todas essas reações... vocês rockeiros tão muito previsíveis e chatos! Tava brincado querido.

Anonymous said...

meu deus, que paspalho!

Anonymous said...

man, na moral, tenho mais oq fazer do q ficar batendo boca em blog

Anonymous said...

ô bruno tu eh muito do bunda mole. sacô? mantenha o que vc disse

Anonymous said...

escrever como anônimo já é ser bunda mole. assumir oq eu disse? eu disse oq aqui?
se vc acha por acaso acha q eu sou bunda mole, fale isso na minha frente. vc tem coragem?

e a eduardo, eu digo sim que gosto ou não de tal banda, assim com vc e todos nós dizemos. é um direito meu, nao devo satisfação a ninguem por conta disso. não sou obrigado a gostar ou não de nada. nao assinei nenhum contrato pra isso. mas quando eu falo de respeito, falo por pessoas e não pela musica delas. tenho o direito de nao gostar da musica q alguem faça por exemplo, enquanto forma de arte, só que eu não tenho o direito (e por isso não faço) de sair ofendendo a torto e a direito ninguem por ai. ou vc tb se lembra de me ver fazendo isso como se fosse hj?

e pra finalizar, acho imbecil da sua parte dizer num blog de gente q vc nem conhece coisas a meu respeito como forma de contrargumentar. é uma falta de respeito comigo, que ainda lhe considero meu amigo.

e na moral, coisa idiota é ficar batendo boca em blog. pelo menos vc assina oq vc tem a dizer...